Transição digital nas escolas: desafios e oportunidades
(de ANA PAULA FERREIRA)
Educação 4.0 – Transformando o futuro da educação (através do desenvolvimento da tecnologia)
Se considerarmos que o sucesso do Plano de Capacitação Digital de Professores se concretiza na mudança das suas práticas letivas:
- Como será a Escola do Futuro?
- Quais os principais desafios da Escola do Presente para a Escola do Futuro?
- Enquanto Professores, que ações podemos promover e desenvolver para concretizar com sucesso esses desafios?
A escola do futuro:
ReplyDelete-Com maior utilização/integração da tecnologia e das metodologias ligadas ao digital;
-Utilização de uma linguagem cada vez mais universal;
-Continuação das desigualdades entre "pobres" e ricos";
-Preocupante a integração de alunos portadores de deficiência física, nomeadamente os invisuais.
Principais desafios da Escola do Presente para a Escola do Futuro:
- Os recursos humanos.
Ações que podemos promover e desenvolver para concretizar com sucesso esses desafios:
-Maior trabalho colaborativo e envolvimento profissional;
-Liderança e equipas de gestão intermédia vocacionadas para ultrapassar desafios e com capacidade de envolvimento dos docentes e de todos os intervenientes nas comunidades escolares. Juntos somos e seremos mais fortes e resilientes.
Cristina Costa
29-01-2024
Sem dúvida que a escola do futuro será uma escola mais digital.
ReplyDeleteUm dos principais desafios da escola do presente para a escola do futura passa por capacitar digitalmente os docentes e as escolas com ferramentas adequadas.
Enquanto professor penso que as ações mais efetivas passam por apesar das diferentes áreas disciplinares de cada professor, todos terem uma papel de formador nas áreas digitais.
Pedro Bolinhas
A escola do futuro acompanhará em paralelo a sociedade digital, jovens que nascem neste mundo influenciarão o ensino-aprendizagem de modo a que a capacitação digital seja uma competência exteriorizada no dia a dia. O manual digital será o futuro do ensino e professores e alunos trabalharão em simultâneo e a aprendizagem será dedutiva porque o mundo digital estará em constante mutação.
ReplyDeleteA Escola do futuro é uma realidade presente nas intenções políticas mas a Escola do presente, essa sim uma realidade vivida e sentida, não está preparada para receber as mudanças estruturais. Desde a ausência de equipamentos funcionais à inconstância da rede, passando por um corpo docente e não docente bastante envelhecido e muito pouco afeto às mudanças radicais, questiono se a escola do futuro será uma realidade meramente política, plasmada em documento oficiais feitos para ONG e CE. Maria da Conceição Nunes
ReplyDeleteNa escola do futuro o ensino estará presente em todo o lado, não somente no espaço de tempo destinado a ele dentro da escola. Isso só vai ser possível graças à conectividade.
ReplyDelete-A escola do futuro será uma escola que primeiro que tudo obrigará a um grande investimento por parte do governo em hardware e em licenças de software, uma vez que o hardware e o software atualmente disponibilizados aos professores e alunos tem uma péssima qualidade. As aulas serão dadas através de software que facilitará a interação entre alunos e professores.
ReplyDelete-os principais desafios da Escola do Presente para a Escola do Futuro serão vários: 1º será a adaptação de professores que já com muitos anos de profissão terão que reaprender a lecionar num novo método em que as tecnologias ditarão as suas leis e em que os professores terão de ter formação intensiva.
-Começando desde já a utilizar as tecnologias e programas existentes de modo a amenizar o impacto da escola do futuro
Luís Teresa
Enquanto professores, só poderemos ter um papel ativo nesta mudança, com uma permanente atualização e formação no âmbito das TIC. Teremos de ser capazes de adaptar os curriculos às verdadeiras necessidades dos alunos afim de os prepararmos e capacitarmos para os desafios que o futuro lhes trará. Esses curriculos terão de ser livres por forma a serem potencializadas e exploradas as capacidades de cada um dos alunos. Dotar escolas, docentes e alunos dos meios físicos e tecnológicos.
ReplyDeleteRaquel e Antónia
ReplyDeleteEnquanto professores podemos dar a conhecer as ferramentas digitais aos alunos ao mesmo tempo que incentivamos a exploração autónoma das mesmas. Conforme vimos no primeiro vídeo, é impossível forçar um aluno a aprender. Este deve ter os conteúdos ao seu dispor e a partir daí explorar os que vão ao encontro dos seus gostos pessoais e necessidades. Por esse motivo, é tão importante que sejam eles a escolher o que querem aprender e quando querem aprender sem serem forçados mas sim, apoiados pelos professores que deverão promover e orientar essa exploração e, assim, adquirir as aprendizagens.
A escola do futuro terá de ser a da adaptação contínua ao desenvolvimento tecnológico, preparada para ser capaz de o acompanhar e preparar as crianças de hoje e de amanhã para uma realidade em permanente transformação.
ReplyDeleteOs currículos terão de seguir, passo a passo, esse desenvolvimento, caso contrário, correrão o risco de se tornar anacrónicos e desajustados da realidade.
A forma de ensinar e aprender terá de privilegiar o conhecimento dinâmico, o saber pensar, o saber antecipar e prever o futuro próximo, definindo previamente estratégias que preparem a sociedade para as mudanças, constantes, que se avizinham.
O Digital é o futuro, hoje, e é necessário saber aproveitar todas as oportunidades inerentes a essa revolução em curso, preparando a sociedade para os desafios que terá de enfrentar.
aAcapacitação digital para docentes é um meio para mudar as práticas letivas, da escola antiga, para a escola do futuro, promovendo as ferramentas digitais, facilitando o ensino aprendizagem, e captar atenção e o interesse dos alunos pelos conteúdos
ReplyDeleteOlívia
A Escola do Futuro passará, necessariamente, pela digitalização. Dos processos, dos meios de ensino-aprendizagem. Passará pela optimização dos recursos. Passará pela alocução e pela obtenção dos recursos sem necessidade de nos deslocarmos à Fonte; às Bibliotecas, às bases de dados. Tudo poderá estar desmaterializado, digital, encriptado, virtual ou, simplesmente, não-físico e não-material.
ReplyDeleteA Escola do Futuro passará por um ensino optimizado; pensado, trabalhado em grupo. Terá em conta a optimização do tempo em função de um dado objectivo. Será um meio para a autonomia e para o saber-usar que se quererá ético e tendo em vista o bem comum.
O grande desafio da escola do presente serão, entre outros, a transição de um modo de transmissão multissecular, o oral, o escrito a prática, para um mundo novo, o digital. Será um desafio ao fisicamente palpável e sensorial. Será possibilitar o que antes era impossível, depois improvável e depois possível de alcançar.
A Escola do Futuro será um lugar sonhado tornado real nas mentes dos mais ousados do último quartel do século XX. Boas possibilidades, bons usos (espera-se). Será poder deslocarmo-nos virtualmente à Capela Sistina e ver os frescos de Miguel Ângelo. Mas, não privará os estudantes da sua "humanidade"? Não os privará de experiências sensoriais, cativantes e marcantes? Será o mesmo?
Poderemos tornar possível regressar ao passado e estar, com Martin Luther King na sua luta pelos direitos civis. Mas, que espaço para a ética, para a acção orientada? Bem? Mal?
O desafio para os professores neste mundo de um ensino en passant para o digital, será lembrar que há limites éticos. As particularidades da humanidade poderão, na minha opinião, saborear-se melhor, na análise do passado, projectando o futuro, sonhando, tornando o impossível possível, mas lembrando sempre que é a acção do Homem, mesmo aqueles com maior capacidade, na sua liberdade; nas suas tentativas e erros que ele se supera.
Poderá o digital, a Inteligência Artificial criar uma nova sociedade, mais justa, mais fraterna, onde o ensino-aprendizagem seja um futuro para um mundo melhor?
Sim, na minha opinião; mas não esquecendo nunca que o livre arbítrio; a consciência de bem comum, de justiça, fraternidade, camaradagem, entreajuda, ajudam o Homem a formar-se éticamente.
O professor tem um novo desafio. Para partir em direcção ao futuro; não esquecer que é a ética, o sentido de bem comum, de acção orientada para o bem impulsiona; faz crescer. A IA pode ajudar, mas não deve correr o risco de substituir o que é intrínseco ao ser humano: o ser único, individual e irrepetível.
Rui Pepe
A escola do futuro será com base nas novas tecnologias.
ReplyDeleteOs principais desafios será a nível de recursos humanos em sala de aula.
Como professores devemos desenvolver e promover atividades lúdicas para motivar os alunos, visto este tipo de atividades despertarem o interesse e o entusiasmo dos alunos, nomeadamente na matemática onde a maioria dos alunos têm mais dificuldades.
Carla Batista
Mobilização das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem.
ReplyDeleteSaber conciliar culturas sociais divergentes
O professor deve continuar a ser o ator principal em todo o processo ensino aprendizagem
ReplyDelete1- Terá em conta as fortes aptidões digitais dos alunos e terá que apostar no desenvolvimento de competências sociais indispensáveis no trabalho colaborativo, na comunicação, no sentido crítico e na criatividade.
2 - Encontrar uma gestão eficaz que permita o desenvolvimento dessas competências. Por exemplo: deve ser mantido o trabalho focado na ”turma” como a conhecemos ou pode esse paradigma ser alterado para grupos de trabalho rotativos?
3 – Promover projetos entre alunos de diferentes anos de escolaridade e/ou entre escolas.
Mafalda Jesus
Os desafios serão ainda mais complexos se continuar a degradação do reconhecimento social e profissional a que temos estado a assistir
ReplyDeleteA escola do futuro deverá estar cada vez mais ligada às tecnologias, já não há forma de voltar atrás. As competências digitais serão dominantes, mas há um longo caminho a percorrer.
ReplyDeleteOs desafios para as escolas são:
- computadores para todos;
- internet que permita trabalhar em todas as salas;
- formação adequada a todos os docentes;
- Utilização adequada das várias ferramentas.
A maior dificuldade dos docentes será colocar os alunos a ler, entender o que leem e a refletir sobre a informação que está cada vez mais acessível.
Joaquina Angelino
A escola do futuro deverá estar cada vez mais ligada às tecnologias, já não há forma de voltar atrás. As competências digitais serão dominantes, mas há um longo caminho a percorrer.
ReplyDeleteOs desafios para as escolas são:
- computadores para todos;
- internet que permita trabalhar em todas as salas;
- formação adequada a todos os docentes;
- Utilização adequada das várias ferramentas.
A maior dificuldade dos docentes será colocar os alunos a ler, entender o que leem e a refletir sobre a informação que está cada vez mais acessível.
Joaquina Angelino