Kahoot
“A proposta da
gamificação na educação é tornar a aprendizagem mais dinâmica, rápida e fácil
para o aluno. Isso porque os conteúdos apenas teóricos não captam a sua atenção
e, muitas vezes, a retenção desse material é baixa. Com os jogos na educação, a
ideia é não só despertar maior envolvimento, mas também melhorar a qualidade do
ensino.
Hoje em dia, os jogos já não são vistos como mera distração. Eles já são encarados como canais que estimulam os contactos visual e intelectual com diferentes assuntos — como aqueles estudados em matemática, português, história, física e outros — e facilitam o processo de aprendizagem.
O uso da
gamificação na educação ajuda a estimular diversas competências no estudante. E
elas são essenciais para que eles possam ter melhor aproveitamento no ensino e
uma aprendizagem com mais qualidade, tais como:
· - Autonomia
· - Memória
· - Concentração
Quais são os
seus principais benefícios?
· - Torna o ensino mais aprazível
· - Faz o aluno evoluir mais rápido
· - Abre espaço para a participação
· - Favorece a adaptação
· - Melhora os resultados dos alunos
Retirado
de happy
code
O Kahoot é uma
plataforma de aprendizagem baseada nos jogos, usada muito como avaliação
formativa. Foi lançado em 2013, mas iniciou-se o seu desenvolvimento em 2006 na
Universidade Norueguesa de Ciências e Tecnologia.
Learning Apps
LearningApps é
uma aplicação Web 2.0 que permite criar, consolidar e aprender, com exercícios
diversos e gamificação, sustentando o processo de ensino e aprendizagem. É
organizado em pequenos módulos interativos que podem ser usados diretamente ou
como exercício de trabalho de casa. Os blocos (chamados de Apps) não têm uma
estrutura especifica, ou seja, só por si não são um cenário de aprendizagem e por
isso devem ser utilizados incorporados num cenário de aprendizagem.
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