O que são metodologias ativas?

 



"O que são metodologias ativas?

 

As metodologias ativas transformam o processo de ensino nas escolas. Através delas, os alunos deixam de ser agentes passivos, que apenas recebem conteúdo exposto nas aulas, e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.

Deste modo, o conhecimento é construído de forma combinada entre o professor e o aluno. Os professores deixam de ser expositores e passam a atuar como mediadores, numa abordagem que coloca os estudantes como protagonistas. Outro ponto importante desta estratégia é a utilização da tecnologia, oferecendo uma aula mais dinâmica e atraente para os estudantes. As crianças e os adolescentes estão habituados a estes recursos, por isso, é importante adicioná-los à rotina escolar.

Além disso, em conjunto com os colegas, o estudante partilha o seu conhecimento produzindo um saber coletivo. Com isso, eles são estimulados a interagir e produzir uma construção conjunta da resposta, não ficando limitados a decorar um material.

Assim sendo, as metodologias ativas servem para que o aluno aprenda a ter autonomia e responsabilidade para estudar. Ele aprende a gerir-se a si mesmo, de maneira que compreenda melhor o tema ao qual está a ser apresentado e recorrendo ao professor quando sente necessidade.

A utilização destas soluções está a crescer cada vez mais no setor da educação, porque as instituições perceberam que os processos tradicionais já não são suficientes para atender a todas as peculiaridades dos alunos. Deste modo, as instituições que pretendem oferecer uma educação inovadora e efetiva preocupam-se em utilizar metodologias que trazem resultados melhores, como as ativas, dando mais qualidade ao processo educacional.

 

Como se diferenciam das metodologias tradicionais?

 

As metodologias ativas chegaram para transformar o modelo tradicional de ensino. A principal transformação acontece com os papéis de professores e alunos, que tomam novas identidades.

 

O método tradicional não está direcionado para o estudante, que recebe o conteúdo de forma passiva. Deste modo, é normal que competências como memorização sejam valorizadas, sem que seja ensinado de que forma o conteúdo pode ser aplicado no quotidiano.

Assim, o desenvolvimento limita-se aos aspetos cognitivos, deixando competências sociais e emocionais de lado. Como resultado, habilidades e competências importantes para os alunos não são desenvolvidas e trabalhadas durante o período escolar.

Outra diferença está nos conteúdos apresentados. As metodologias tradicionais focam em disciplinas divididas de forma rígida e na apresentação de informações, sem estimular o pensamento crítico dos estudantes.

Por outro lado, as metodologias ativas trabalham a multidisciplinaridade de forma natural, reunindo conceitos de diferentes áreas para que se chegue a uma conclusão. Desta forma, contribuem para que o que é aprendido seja aplicado no quotidiano dos estudantes."


retirado de happycode


Quais são os desafios que se colocam à Escola e ao docente com as metodologias ativas. Apresente a sua opinião.

5 comments:

  1. Adélia Prates; Elsa Alexandre; Elvis Freitas; Júlia Catarrinho
    A implementação de um sistema de ensino/aprendizagem num dos modelos abordados, implicará:

    Abandonar os paradigmas atuais no sentido da implementação de:
    - currículos individuais / izados
    - timings individuais / izados
    - sistema de avaliação individual / izados
    - ajustar o número de alunos aos grupos de trabalho
    - ajustar os horários dos professores
    - ajustar as "mentalidades" dos alunos e dos professores
    - formar os professores de acordo com as novas metodologias
    - adequar o processo de acesso ao ensino superior, abandonando o enfoque nos exames e promovendo a diversificação de sistema de avaliação, entre os quais, a criação de portifólios.
    - rever o sistema de mérito baseado em médias obtidas em exames.


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  2. Sala 2 (Jorge Lagea, Consolação Alagoa, Carla Patronilho, Elsa Pimentão, Cristina Dâmaso):
    Na nossa opinião, alguns dos desafios que se colocam são:
    - gerir alunos em sala de aula, em diferentes patamares de conhecimentos;
    - acesso aos meios digitais e capacidade dos alunos para a sua utilização em contexto escolar;
    - constante atualização de conhecimento por parte dos docentes;
    - a importância que as famílias/ sociedade atribui à escola;
    - como incluir os alunos com necessidades especiais para dar respostas mais adequadas?
    -necessidade de trabalho colaborativo/ partilhas entre professores.

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  3. Desafios que se colocam à Escola e ao Docente
    perante as Metodologias Ativas de Aprendizagem

    Escola
    Internet eficiente e a funcionar em condições;
    Equipamentos tecnológicos disponíveis;
    Currículo mais integrado;
    Maior autonomia da Escola;
    Interação/envolvimento com a Comunidade Educativa.

    Docente
    Motivação dos alunos;
    Autonomia apresentada pelos alunos;
    Aceitação/Adaptação dos Encarregados e Educação perante as Metodologias Ativas;
    Maior disponibilidade para planear as atividades, dar feedback, acompanhar;
    Capacidade de adaptabilidade dos professores;
    Espírito de missão dos professores.

    Grupo 1
    Dora Carvalho
    Florbela Viegas
    Ilda Afonso
    Vânia Alegria

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  4. A Escola tem que ser apoiada por toda a sociedade: Ministério, Governo (ao nível da mudança/flexibilização de programas, da alteração dos horários de funcionamento das escolas, do rejuvenescimento do corpo docente).
    Quanto aos docentes, o desafio que se coloca é, dado o envelhecimento do corpo docente, ter motivação e capacidade para aplicar novas metodologias, uma vez que já existe uma habituação a determinados métodos de ensino, que sempre, mal ou bem, funcionaram.
    Seria também necessária formação mais prática, ou seja, não ver só tudo no papel, ou apresentações, mas sim a ser colocado em prática por colegas que usem essas metodologias, para se ver como se faz e se realmente resultam. Por isso, necessidade de formação e mais formação.
    Sala 3 (António Reforço, Hélder Fernandes, Irondina Gomes e Elsa Botas).

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  5. Sala 4: Alguns tópicos para discussão:
    - Inclusão/ ensino personalizado adaptado aos vários ritmos dos alunos
    - Desenvolvimento da autonomia e da auto-confiança dos alunos
    - Desenvolvimento da criatividade
    - Revisão curricular/avaliação
    - Motivação dos professores/formação direcionada para as áreas disciplinares
    - Investimento nos recursos disponíveis nas escolas
    Ana Cristina, Celeste, Fábio e José Alexandre

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