"O que são
metodologias ativas?
As metodologias ativas transformam o processo de ensino nas escolas. Através delas, os alunos deixam de ser agentes passivos, que apenas recebem conteúdo exposto nas aulas, e tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem.
Deste modo, o conhecimento é construído de forma combinada entre o professor e o aluno. Os professores deixam de ser expositores e passam a atuar como mediadores, numa abordagem que coloca os estudantes como protagonistas. Outro ponto importante desta estratégia é a utilização da tecnologia, oferecendo uma aula mais dinâmica e atraente para os estudantes. As crianças e os adolescentes estão habituados a estes recursos, por isso, é importante adicioná-los à rotina escolar.
Além disso, em conjunto com os colegas, o estudante partilha o seu conhecimento produzindo um saber coletivo. Com isso, eles são estimulados a interagir e produzir uma construção conjunta da resposta, não ficando limitados a decorar um material.
Assim sendo, as metodologias ativas servem para que o aluno aprenda a ter autonomia e responsabilidade para estudar. Ele aprende a gerir-se a si mesmo, de maneira que compreenda melhor o tema ao qual está a ser apresentado e recorrendo ao professor quando sente necessidade.
A utilização
destas soluções está a crescer cada vez mais no setor da educação, porque as
instituições perceberam que os processos tradicionais já não são suficientes
para atender a todas as peculiaridades dos alunos. Deste modo, as instituições
que pretendem oferecer uma educação inovadora e efetiva preocupam-se em
utilizar metodologias que trazem resultados melhores, como as ativas, dando
mais qualidade ao processo educacional.
Como se
diferenciam das metodologias tradicionais?
As metodologias
ativas chegaram para transformar o modelo tradicional de ensino. A principal
transformação acontece com os papéis de professores e alunos, que tomam novas
identidades.
O método tradicional não está direcionado para o estudante, que recebe o conteúdo de forma passiva. Deste modo, é normal que competências como memorização sejam valorizadas, sem que seja ensinado de que forma o conteúdo pode ser aplicado no quotidiano.
Assim, o desenvolvimento limita-se aos aspetos cognitivos, deixando competências sociais e emocionais de lado. Como resultado, habilidades e competências importantes para os alunos não são desenvolvidas e trabalhadas durante o período escolar.
Outra diferença está nos conteúdos apresentados. As metodologias tradicionais focam em disciplinas divididas de forma rígida e na apresentação de informações, sem estimular o pensamento crítico dos estudantes.
Por outro lado,
as metodologias ativas trabalham a multidisciplinaridade de forma natural,
reunindo conceitos de diferentes áreas para que se chegue a uma conclusão.
Desta forma, contribuem para que o que é aprendido seja aplicado no quotidiano
dos estudantes."
retirado de happycode
Quais são os desafios que se colocam à Escola e ao docente com as metodologias ativas. Apresente a sua opinião.
Adélia Prates; Elsa Alexandre; Elvis Freitas; Júlia Catarrinho
ReplyDeleteA implementação de um sistema de ensino/aprendizagem num dos modelos abordados, implicará:
Abandonar os paradigmas atuais no sentido da implementação de:
- currículos individuais / izados
- timings individuais / izados
- sistema de avaliação individual / izados
- ajustar o número de alunos aos grupos de trabalho
- ajustar os horários dos professores
- ajustar as "mentalidades" dos alunos e dos professores
- formar os professores de acordo com as novas metodologias
- adequar o processo de acesso ao ensino superior, abandonando o enfoque nos exames e promovendo a diversificação de sistema de avaliação, entre os quais, a criação de portifólios.
- rever o sistema de mérito baseado em médias obtidas em exames.
Sala 2 (Jorge Lagea, Consolação Alagoa, Carla Patronilho, Elsa Pimentão, Cristina Dâmaso):
ReplyDeleteNa nossa opinião, alguns dos desafios que se colocam são:
- gerir alunos em sala de aula, em diferentes patamares de conhecimentos;
- acesso aos meios digitais e capacidade dos alunos para a sua utilização em contexto escolar;
- constante atualização de conhecimento por parte dos docentes;
- a importância que as famílias/ sociedade atribui à escola;
- como incluir os alunos com necessidades especiais para dar respostas mais adequadas?
-necessidade de trabalho colaborativo/ partilhas entre professores.
Desafios que se colocam à Escola e ao Docente
ReplyDeleteperante as Metodologias Ativas de Aprendizagem
Escola
Internet eficiente e a funcionar em condições;
Equipamentos tecnológicos disponíveis;
Currículo mais integrado;
Maior autonomia da Escola;
Interação/envolvimento com a Comunidade Educativa.
Docente
Motivação dos alunos;
Autonomia apresentada pelos alunos;
Aceitação/Adaptação dos Encarregados e Educação perante as Metodologias Ativas;
Maior disponibilidade para planear as atividades, dar feedback, acompanhar;
Capacidade de adaptabilidade dos professores;
Espírito de missão dos professores.
Grupo 1
Dora Carvalho
Florbela Viegas
Ilda Afonso
Vânia Alegria
A Escola tem que ser apoiada por toda a sociedade: Ministério, Governo (ao nível da mudança/flexibilização de programas, da alteração dos horários de funcionamento das escolas, do rejuvenescimento do corpo docente).
ReplyDeleteQuanto aos docentes, o desafio que se coloca é, dado o envelhecimento do corpo docente, ter motivação e capacidade para aplicar novas metodologias, uma vez que já existe uma habituação a determinados métodos de ensino, que sempre, mal ou bem, funcionaram.
Seria também necessária formação mais prática, ou seja, não ver só tudo no papel, ou apresentações, mas sim a ser colocado em prática por colegas que usem essas metodologias, para se ver como se faz e se realmente resultam. Por isso, necessidade de formação e mais formação.
Sala 3 (António Reforço, Hélder Fernandes, Irondina Gomes e Elsa Botas).
Sala 4: Alguns tópicos para discussão:
ReplyDelete- Inclusão/ ensino personalizado adaptado aos vários ritmos dos alunos
- Desenvolvimento da autonomia e da auto-confiança dos alunos
- Desenvolvimento da criatividade
- Revisão curricular/avaliação
- Motivação dos professores/formação direcionada para as áreas disciplinares
- Investimento nos recursos disponíveis nas escolas
Ana Cristina, Celeste, Fábio e José Alexandre