Entende-se, neste contexto, por
recurso educativo digital um produto de software ou um documento (ou coleção de
documentos) em suporte digital que:
i) Contém, intrinsecamente,
finalidades educativas;
ii) Enquadra-se nas necessidades do
sistema educativo português;
iii) Tem identidade e autonomia
relativamente a outros objetos;
iv) Satisfaz padrões de qualidade
previamente definidos.
A definição de recurso digital é,
intencionalmente, abrangente e pode incluir software educativo e recursos
digitais em linha, de uma extensa variedade de tipos.
“De acordo com o DigCompEdu, “os educadores têm ao seu dispor uma variedade de recursos digitais (educativos) que podem utilizar no ensino. Uma das competências-chave que qualquer educador precisa de desenvolver é aceitar essa variedade, para identificar eficazmente os recursos que melhor se adequam aos seus objetivos de aprendizagem, grupo de aprendentes e estilo de ensino; para estruturar a riqueza de materiais, estabelecer ligações e modificar, adicionar e desenvolver recursos digitais para apoiar a sua prática. Ao mesmo tempo, precisam de ter consciência de como usar e gerir conteúdo digital de forma responsável. Devem respeitar as regras de direitos de autor quando utilizam, modificam e partilham recursos e proteger conteúdo e dados sensíveis, tais como exames ou as classificações dos aprendentes em formato digital” (p.20).”
retirado de Módulo 6 - Tema 2 | Desenvolvimento de materiais pedagógicos (recursos educativos digitais) Autores: José Luís Ramos, Nuno Dorotea, Rui Gonçalo Espadeiro.
No comments:
Post a Comment