O Projeto MAIA
tem como propósito fundamental contribuir para melhorar os processos de ensino,
de aprendizagem e de avaliação pedagógica e assim contribuir para que os alunos
aprendam mais e melhor. A avaliação, enquanto parte integrante do currículo,
deverá adequar-se e alinhar-se com as metodologias e estratégias utilizadas no
desenvolvimento do currículo, procurando fazer coincidir as tarefas de
aprendizagem com as tarefas de avaliação e de ensino.
Através da
avaliação pedagógica, e do seu papel regulador, os alunos desenvolvem a sua
autonomia, aprendendo mais e com maior profundidade. Tendo as tecnologias uma
presença cada vez mais relevante no suporte ao desenvolvimento das
aprendizagens dos alunos, apoiando a inovação, nomeadamente nas novas formas de
conceber e de organizar a aprendizagem, devem, da mesma forma, integrar os
processos de avaliação. (...)
Retirado de Folha #Avaliação Formativa Digital.pdf
Discuta
com os seus colegas em pequenos grupos:
- 1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no âmbito do desenvolvimento de uma avaliação formativa.
- 2. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
Apresente as
conclusões a que chegou. (Na resposta identifique o grupo de professores)1.
Vantagens da utilização da tecnologia digital no âmbito do desenvolvimento de uma avaliação formativa:
ReplyDeleteFeedback imediato aos alunos e professor das aprendizagens já adquiridas, permitindo ao aluno uma compreensão imediata das suas dificuldades e ao professor adequar a planificação às dificuldades diagnosticadas; Possibilidade de acesso a esse feedback por parte dos EE.
Desvantagens da utilização da tecnologia digital no âmbito do desenvolvimento de uma avaliação formativa: Falta de competências tecnológicas dos professores
2. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir:
Google forms - Permite feedback detalhado e imediato das aprendizagens adquiridas pelos alunos
Questão 1
ReplyDeleteVantagens: facilidade de distribuição de diferentes materiais simultaneamente (imagem, som, texto, etc.);
- Utilização de diferentes ferramentas digitais;
- Feedback imediato e padronizado.
- Interação entre intervenientes em diferentes locais;
- aquisição de informação noutras fontes de fácil acesso (orientado pelo professor);
- Maior motivação do aluno e atratividade da atividade.
Constrangimentos:
- Dificuldades técnicas;
- iliteracia digital;
- dispersão de atenção e "desorientação face ao objetivo traçado";
- ansiedade face à exposição ao grupo.
Questão 2 - Ferramenta/Plataforma Google CLASSROOM
Qualidade do feedback: excelente, na medida em que corresponde na íntegra ao tipo de informação que o professor pretende transmitir. Depende do professor a regulação do modo e da quantidade do feedback a transmitir. A plataforma permite definir níveis de feedback aos alunos, integrando fontes diferentes indo ao encontro aos objetivos pretendidos.
Constrangimento: exige uma correta e completa "configuração" da informação a transmitir para efeitos de feedback, isto é: quanto mais completa a informação a dar aos alunos, mais completo o feedback face aos resultados obtidos.
Elvis Freitas, Ilda Afonso, Jorge Lágea, Consolação Alagoa
Tecnologia digital e avaliação formativa
ReplyDelete1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no âmbito do desenvolvimento de uma avaliação formativa.
Vantagens:
- Avaliação/nota imediata;
- Detetar os aspetos a melhorar;
- Visualmente apelativo;
- Motivante.
Constrangimentos:
- Fluência de leitura condiciona resultados;
- Falta de adesão por parte dos alunos a plataformas digitais escolares;
- Tecnológicos (net, computadores);
- Falta de acompanhamento dos Encarregados de Educação.
2. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
Google Forms – a qualidade de feedback pode ser pessoal quando se constrói o mesmo, além de dar a pontuação.
Kahoot – feedback de pontuação e tempo de resposta.
Conclusões:
Aferimos que consoante o objetivo que se pretende alcançar deveremos escolher a plataforma que melhor se adequa ao mesmo. Independentemente da plataforma/ferramenta escolhida estas terão sempre vantagens e constrangimentos associados, cabendo ao professor ajustar e dirigir os desafios pretendidos.
A escola tal como a sociedade tem de evoluir para a era digital.
Professores:
Florbela Viegas
Vânia Alegria
António Reforço
Trabalho elaborado por: Elsa Botas, Elsa Pimentão, Fábio Lopes e Júlia Catarrinho
ReplyDelete1. Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no âmbito do desenvolvimento de uma avaliação formativa.
Vantagens: Redução do tempo necessário para análise de resultados, produtos de feedback para melhoria dos métodos de ensino e resultados dos alunos.
Constrangimentos: Falta de meios digitais nas escolas, faltas de ordem técnica como ausência de software, falta de cabos, etc. que podem inviabilizar a execução de uma determinada planificação, Existência de formação continua que acompanhe a evolução dos recursos tecnológicos.
2. Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
A ferramenta por nós escolhida foi o Plickers pois é uma app simples que permite aos professores(adequado à realidade do 1º ciclo) recolherem dados de avaliação formativa em tempo real, sem a necessidade de dispositivos dos alunos, possibilitando a todos ter acesso às atividades.
1. Num cenário ideal de aprendizagem, a principal vantagem é o feedback imediato ao aluno, permitindo a identificação dos aspetos a melhorar, oferecendo estímulos para uma melhor compreensão dos conceitos abordados, assim como é um fator motivacional de envolvimento no processo de ensino-aprendizagem.
ReplyDeleteIdentificamos como constrangimentos, no momento atual, nem todos os alunos têm computador disponível, dificuldades na manutenção, as salas não terem alimentação energética suficiente para 20 computadores. O excesso de utilização de ferramentas digitais, poderá levar a uma dispersão e alguma desorganização (requer muita cooperação e articulação entre os docentes) na aplicação das mesmas.
2. A ferramenta digital Kahoot permite um feedback imediato relativo ao número de alunos que respondem corretamente aos itens, permitindo atividades complementares no sentido de superação das dificuldades demonstradas.
Grupo: Adélia Prates, Ana Cristina Fernandes, Hélder Fernandes e José Alexandre Morais.
1. As vantagens e constrangimentos dependem da ferramenta utilizada e do nível de ensino. Uma grande vantagem é a rapidez com que se consegue obter o feedback relativamente às aprendizagens conseguidas ou não. A gamificação capta mais facilmente a atenção dos alunos, tornando a aprendizagem e avaliação algo divertido e motivante. Relativamente aos constrangimentos (conforme sentimos no ensino online) se enviarmos um google forms para ser respondido em casa, o trabalho pode ser realizado com a ajuda dos pais, fazendo com que a perceção dos conhecimentos seja adulterada.
ReplyDelete2. O Plickers pode ser aplicado após uma exposição de um conteúdo teórico, para avaliar o nível de conhecimento adquirido, de forma rápida. O feedback aos alunos é imediato.
Grupo de professores: Irondina Gomes, Dora Carvalho e Cristina Dâmaso
1 - A utilização da tecnologia digital no âmbito do desenvolvimento de uma avaliação formativa tem uma vantagem enorme na recolha das respostas dos alunos, na panóplia de plataformas digitais à disposição do sistema educativo. Em vez de se só se recolher informações através do método tradicional pergunta/resposta em papel, os alunos através destas ferramentas (Kahoot, googleforms, classroom, etc) dão ao professor uma visão mais real, abrangente e imediata das suas dúvidas.
ReplyDeleteDesta forma os professores conseguem dar um feedback mais individualizado e mais rápido ao aluno. Também o recurso educativo digital (RED) utilizado permite ao aluno, na hora, identificar as suas dificuldades.
Um único constrangimento que nos parece limitador é o facto de nas nossas turmas ainda existirem alguns alunos sem computador e telemóvel.
2 - O Kahoot permite criar questionários/jogos que os alunos podem responder por telemóvel ou computador e obterem um feedback imediato. Esta plataforma é muito apelativa pela maioria dos alunos dado que a gamificação está presente diariamente.
1 - A utilização da tecnologia digital no âmbito do desenvolvimento de uma avaliação formativa tem uma vantagem enorme na recolha das respostas dos alunos, na panóplia de plataformas digitais à disposição do sistema educativo. Em vez de se só se recolher informações através do método tradicional pergunta/resposta em papel, os alunos através destas ferramentas (Kahoot, googleforms, classroom, etc) dão ao professor uma visão mais real, abrangente e imediata das suas dúvidas.
ReplyDeleteDesta forma os professores conseguem dar um feedback mais individualizado e mais rápido ao aluno. Também o recurso educativo digital (RED) utilizado permite ao aluno, na hora, identificar as suas dificuldades.
Um único constrangimento que nos parece limitador é o facto de nas nossas turmas ainda existirem alguns alunos sem computador e telemóvel.
2 - O Kahoot permite criar questionários/jogos que os alunos podem responder por telemóvel ou computador e obterem um feedback imediato. Esta plataforma é muito apelativa pela maioria dos alunos dado que a gamificação está presente diariamente.
1 - Vantagens e constrangimentos da utilização da tecnologia digital no âmbito do desenvolvimento de uma avaliação formativa:
ReplyDeleteRESPOSTA: Facilita a comunicação professor - aluno, promovendo com isso o processo de ensino aprendizagem e na aquisição e melhoria de competências. No entanto, quando centrado no professor, pode expor em demasia um processo que muitas vezes não é entendido na totalidade por elementos externos (EE / Colegas de outras áreas / elementos da direção / entre outros).
2 - Identifique uma ferramenta digital ou plataforma e avalie a qualidade de feedback que permite distribuir.
RESPOSTA: A classroom é uma ferramenta digital com grande capacidade de feedback para ambas as partes professor e alunos, uma vez que permite acompanhar o ritmo de trabalho de cada aluno, perceber as áreas em que este está a ter maior ou menor progressão e, se necessário, enviar trabalhos específicos para um aluno ou grupos de alunos de acordo com o nível em que se encontra.
Grupo 1 – Natália Gonçalves; Conceição Nunes; Luís Teresa; Joaquina Angelino; Mafalda Jesus
ReplyDelete1. Vantagens: feedback rápido; ajuda na dispraxia; aferição imediata das dificuldades; facilidade no foco
Constrangimentos: qualidade dos kits digitais e da rede
2. Google suite – destaca-se o classroom – na organização das tarefas e forms – rapidez na correção
1. Vantagens
ReplyDelete- Contribui para melhorar o processo de ensino/ aprendizagem e o tipo de avaliação pedagógica que pode ser posto em prática – nomeadamente a formativa;
- Permite um feedback mais rápido e imediato;
- Os alunos desenvolvem a sua própria autonomia ao compreenderem, de forma imediata, as suas dificuldades e o professor pode adequar a planificação às dificuldades que são diagnosticadas;
- É mais prático, direcionado e personalizado;
- Permite que os alunos percebam onde têm que melhorar, vendo as respostas dos colegas, sem que se saiba quem respondeu.
Desvantagens
- O Digital não permite conhecer in loco o grau de conhecimento real que o aluno detém e abre a tentação para este poder aceder à informação de forma ilícita;
- O processo de ensino/ aprendizagem, pressupõe que o aluno tenha interesse em construir o seu saber. E aprender efetivamente. Mas quem se auto exclui deste processo, torna muito difícil o trabalho do professor, o qual terá que tentar motivar o aluno, conquistando a sua confiança.
2. Consideramos que a ferramenta digital que melhor se adequará para transmitir feedback aos alunos será: o “Classroom” por permitir um feedback mais imediato e personalizado.
Pedro Bolinhas, Rui Vieira, Rui Pepe, Jorge Rosa
1. Vantagens: Numa aprendizagem dedutiva, em que o professor assume um papel de orientador, os alunos autocorrigem-se e auto aprendem. Igualmente, numa sequência didática (p.e. Kahoot), com inserções de vídeos e gráficas onde se obtém imediatamente, o feedback das aprendizagens. Sendo possível uma melhor planificação para colmatar as dificuldades. Acesso imediato dos encarregados de educação ao desempenho dos seus educandos.
ReplyDeleteDesvantagens: tem de haver um controlo dos acessos. Falta de recursos: software e hardware. Falta de capacitação digital e abertura de alguns docentes face ao desafio do digital.
2. Microsoft Teams - permite uma comunicação bilateral em tempo útil, disponibilização e partilha de materiais didáticos, resultando num feedback imediato para professor e alunos.
Kahoot - permite a utilização de uma variedade de conteúdos, de acesso fácil e multiplataforma com obtenção de um feedback imediato. É muito apelativo para os alunos, permite uma competição saudável entre eles. Veem a aplicação mais como um jogo do que um recurso educativo.